blog vida saudável
conteúdos com boas referências em vida saudável

A era digital implantou transformações sociais radicais. Avanços nas áreas do conhecimento foram viabilizados pela evolução tecnológica, que criou incontáveis facilidades para a humanidade. Beneficiada por esse progresso, a odontologia viu nascer uma nova fase, da odontologia digital, que tem agregado novidades a cada ano, proporcionando maior eficácia e segurança nos tratamentos. Sendo o sorriso uma das mais importantes demonstrações de alegria e afeto, o aparato tecnológico tem permitido que um número grande de pessoas que apresentava problema envolvendo a dentição sinta-se agora confortável e autoconfiante para sorrir. “Com as tecnologias digitais, conseguimos um diagnóstico muito mais preciso, o que facilita a tomada de decisões sobre o tratamento. Além disso, as técnicas trouxeram conforto para o paciente e mais agilidade aos profissionais”, afirma o dentista Rodrigo Queiroz.

Marcado sob

Seja por cobrança social, seja por motivação pessoal, as pessoas alimentam, cada dia mais, o desejo de melhorar a aparência. Em razão disso, a busca pelas cirurgias plásticas tem crescido progressivamente. O senso bienal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) aponta que, no ano passado, foram realizadas 1,7 milhão de operações no Brasil. Desse total, 60% tiveram fins estéticos. Em relação ao senso anterior, divulgado em 2016, o índice é 25,2% maior. As cirurgias plásticas estéticas contribuem para a melhora da autoestima dos pacientes e, para o cirurgião plástico Dr. Vinicio Moitinho, é fundamental que a decisão pelo procedimento seja tomada na hora adequada, sem precipitações. “O paciente deve fazer essa opção em um momento em que esteja bem psicologicamente e fisicamente, com atenção dedicada aos exercícios físicos e à alimentação, para que os riscos cirúrgicos sejam menores e os resultados, mais gratificantes”, afirma o profissional.

Marcado sob

Atualmente, o High Intensity Interval Training, conhecido como HIIT, tem sido recomendado como uma das principais estratégias para melhoria da capacidade funcional aeróbica e de emagrecimento.

Esse método de treino é utilizado com intensidade alta. Surge, então, uma dúvida: "É possível utilizar essa ferramenta em idosos?". Para que esse treinamento seja aplicado no idoso, precisa ser liberado pelo cardiologista. Assim sendo, pode ser feito em uma intensidade de 80% da FCR (frequência cardíaca em repouso) ou 8 na escala de BORG- PSE (Percepção Subjetiva de Esforço).

Marcado sob

Há quem diga que a beleza e o bem-estar também se expressam através do brilho e viço de uma pele saudável e jovem. Não resta dúvida: esse órgão tão especial do corpo humano sempre fora venerado desde a história das grandes civilizações antigas. Egípcios, Indianos,Orientais e Greco-Romanos já praticavam verdadeiros rituais de beleza e cuidados com a pele.

Marcado sob

Os atletas, sejam profissionais, sejam amadores, precisam de uma atenção especial à saúde. Para ocupar esse espaço, surgiu a medicina desportiva, especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que aborda aspectos teóricos e práticos, desde a prevenção até a reabilitação, passando pelo diagnóstico e tratamento, prestando toda a assistência necessária para que o praticante consiga alcançar o máximo desempenho em sua modalidade.

Marcado sob

A medicina e a tecnologia vêm a cada dia contribuindo de forma significativa para a transformação do ser humano. Nos últimos cem anos, o mundo passou por muitas mudanças. Em razão disso, a expectativa de vida das pessoas se prolongou, surgindo novas exigências para o indivíduo. “Para a OMS, saúde mental é o estado de bem-estar em que a pessoa consegue enfrentar as dificuldades normais da vida, está ciente de suas próprias habilidades, consegue trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir para sua comunidade”, explica a psicóloga e psicanalista, Hilda Dantas. Mas ela ressalta que o excesso de exigências do mundo atual, que surgem de forma impositiva, causam um mal-estar no sujeito, que pode adoecer psiquicamente ao tentar atender a todas elas.

Marcado sob

A alimentação e nutrição materna exercem grande impacto desde a fertilização até a formação de um indivíduo saudável. Isso é chamado, na área de saúde, de programação metabólica. A expressão indica que tudo o que ocorre na vida intra uterina do ser humano, ou durante o período de lactação, vai causar algum tipo de interferência na vida adulta. “O estado nutricional antes e durante a gravidez é decisivo para a mãe e para o bebê, determinando bem-estar e qualidade de vida a ambos, como a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Pode influenciar, inclusive, na capacidade reprodutiva da mulher para outras gerações”, afirma a nutricionista Vanessa Bulcão. Segundo ela, uma série de doenças apresentadas por um adulto pode ter sido “programada” durante a concepção e gestação.

Marcado sob

O corpo humano é uma estrutura complexa, com sistemas que funcionam em harmonia ao longo do dia. Para que essa afinação seja alcançada, dormir bem é fundamental. Uma boa noite de sono ajuda no desenvolvimento do cérebro, memória e aprendizado. “Durante esse estado, são liberados hormônios imprescindíveis para a maturação, o crescimento e a manutenção da saúde do corpo, a exemplo do GH, hormônio do crescimento e da regeneração celular”, explica a médica do sono, Dra. Cristina Salles. A privação do sono gera consequências prejudiciais, como a instabilidade de humor e redução do desempenho, concentração, memória e capacidade de julgamento e decisão. A qualidade do sono pode ser afetada por vários fatores, entre os quais, os tipos de acessórios usados, como o colchão e o travesseiro.

Marcado sob

A alopecia é uma doença capilar, caracterizada pela perda de cabelo, que pode atingir homens e mulheres em qualquer idade. O seu tipo mais comum é a androgenética, que associa causas hormonais e genéticas. O que muitos não sabem é que existem profissionais especializados, que podem tratar o problema e até recuperar os fios sem a necessidadede transplante. A tricologia é uma ciência, reconhecida pela medicina, que estuda as enfermidades do cabelo e couro cabeludo. Em Salvador, a médica cirurgiã, Luana Brazileiro, é especialista no assunto e abriu uma clínica voltada para esse público. “Quero proporcionar um cuidado integral ao meu paciente,desde o diagnóstico, passando pelo tratamento, pela recuperação e manutenção, para que ele consiga preservar seus fios e, junto com isso, sua auto estima”, explica a médica.

Marcado sob

Em 11 de março, a OMS – Organização Mundial de Saúde – declarou a pandemia do Coronavírus e que por conta do seu alto risco de contágio e por poder levar a sérios problemas respiratórios trouxe intensas mudanças a nossa vida. A infectividade e a mortalidade são mais altas que algumas pandemias prévias. A propagação e a contaminação tem variado de acordo com a localização e até o presente o único manejo para resolução da mesma é o lockdown.

Marcado sob
Página 1 de 3